- ArtigosCreuza Almeida
- fevereiro 10, 2021
- Sem comentários
- 73
Planejamento Previdenciário – Planejar a aposentadoria é a melhor escolha!
A preocupação dos brasileiros em relação a aposentaria não é de hoje e se intensificou com a Reforma da Previdência.
Novas regras de cálculos e requisitos estão sendo aplicadas para a concessão de benefícios e para cumpri-los e obter melhores condições para se aposentar, o planejamento previdenciário é imprescindível.
O planejamento previdenciário assegura ao trabalhador uma aposentadoria com o melhor valor de benefício disponível, de forma mais rápida, pois agiliza o encaminhamento do benefício assim que atingidos os pré-requisitos exigidos pela legislação.
Adequação da aposentadoria
Antes da Reforma da Previdência (2019), era possível se aposentar pela aposentadoria especial, por tempo de contribuição, por idade e por invalidez.
Devido as novas regras, alguns benefícios deixaram de existir e algumas normas mudaram para a concessão de outros benefícios.
Quais são as vantagens do planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário consiste em um mapeamento da vida previdenciária de uma pessoa.
Através do planejamento previdenciário cumprem-se todos os requisitos exigidos, evitando que o benefício seja negado.
Um bom planejamento previdenciário vai te oferecer informações para identificar o tempo faltante e o valor das contribuições, mas, também será útil para apontar possíveis fatores negativos que poderão influenciar na fórmula de cálculo do valor do benefício a ser recebido.
É possível fazer um planejamento previdenciário através de simulações decorrentes das inúmeras e diferentes regras de cálculo da aposentadoria?
Sim!!!
Podemos dizer que, o planejamento da aposentadoria, além de demonstrar claramente a situação passada, presente e futura de cada contribuinte, acaba sendo uma medida preventiva para minimizar erros.
Qual é a importância do planejamento previdenciário?
Existem alguns erros e inconsistências que impactam negativamente o montante que será a base de cálculo da aposentadoria, como por exemplo:
- recolhimentos desnecessários que acabam se tornando investimentos perdidos;
- contribuições abaixo do valor obrigatório, que não são consideradas no cálculo do benefício de aposentadoria;
- uso de código errado para registrar os recolhimentos;
- períodos com contribuição normal, mas sem o respectivo registro formal.
Aposentadoria especial
Outra situação que demanda atenção e planejamento previdenciário é a aposentadoria especial. Além de atuar em uma função que garanta esse direito, o trabalhador deve assegurar que possui a documentação exigida pelo INSS para comprovar a excepcionalidade do caso e obter o direito em menos tempo.
Quem deve fazer um planejamento previdenciário?
Todos nós precisamos ter um planejamento previdenciário, buscando acumular uma poupança adequada para o nosso futuro na melhor idade.
Quanto mais jovem você for, mais valioso será um planejamento previdenciário. Toda e qualquer pessoa pode planejar a sua aposentadoria, independentemente da idade.
O planejamento previdenciário é ideal tanto para os contribuintes que estão longe de se aposentar, estão perto de se aposentar, já deram entrada na aposentadoria ou já se aposentaram.
Qual a importância de fazer um planejamento previdenciário?
O cumprimento das exigências para a concessão da aposentadoria e sua comprovação, sãos aspectos essenciais inclusive para aqueles segurados já podem solicitar o benefício da aposentadoria.
O planejamento previdenciário permite entender se um benefício pode ser mais rentável, rápido ou barato do que outro, por exemplo, uma vez que nem sempre, o resultado apresentado pelo INSS é o que realmente corresponde à sua trajetória como contribuinte.
O planejamento de aposentadoria é um trabalho complexo, que analisa dados variados sobre o contribuinte.
Por isso, é indicado contar com a assessoria de um advogado previdenciário, com expertise em direito previdenciário para realizar o planejamento de aposentadoria ideal para você.
Entre em contato com o Escritório de Advocacia Creuza Almeida.
Fale conosco agora mesmo clicando aqui.
Creuza de Almeida Costa é fundadora do Creuza Almeida Escritório de Advocacia.
Formada em Direito em 2008 pela FIR – FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, pós graduada em Processo Penal, Direito Penal e Ciências Criminais.
Palestrante e Professora.
Vice-Presidente da ABRACRIM/PE – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas.
Diretora Nacional de Relações Institucionais da ABCCRIM – Academia Brasileira de Ciências Criminais.
Presidente da comissão de processo penal constitucional da ABCCRIM
Coautora do livro Mulheres da Advocacia Criminal.
Premiada Mulher Evidência 2019.
Prêmio Destaque Nordeste.