Portugal aprova vistos de trabalho que beneficiam brasileiros; veja como funciona

Portugal aprova vistos de trabalho que beneficiam brasileiros; veja como funciona

Autorização dá chance aos estrangeiros de países cuja língua oficial é o português de permanecer no país por 120 dias para fechar contrato de trabalho.

Portugal aprovou, nesta quinta-feira (21), um pacote jurídico para imigrantes que facilita a concessão de vistos de trabalho aos cidadãos do Brasil e de outros países que pertencem à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Fique Informado

Quer receber mais informações como esta em seu email?
Ao se inscrever aqui, você receberá no seu email um pedido para confirmar a sua inscrição. Verifique na sua caixa de entrada e spam, após a confirmação, você receberá periodicamente informativos sobre os seus direitos.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A medida cria uma nova modalidade de visto direcionada para pessoas oriundas da CPLP que buscam emprego no país europeu. O documento permite que estrangeiros permaneçam em Portugal por 120 dias, com direito a 60 dias prorrogáveis, para que consigam contrato de trabalho.

Durante o período do visto, o profissional pode dar entrada na autorização de residência (AR) para regularizar a moradia, caso seja contratado.

Para conseguir o documento, o cidadão não pode ter antecedente criminal e precisa ter passagem de retorno ao país de origem, já que o visto é temporário.

Os solicitantes do visto também precisarão comprovar renda mínima, cujo valor não foi definido e será divulgado em portaria, ainda a ser publicada.

Se nenhum contrato de trabalho for firmado dentro do prazo estabelecido, a regra diz que os estrangeiros da CPLP deverão deixar Portugal podendo solicitar novo pedido do visto específico um ano após o vencimento do documento anterior.

O Projeto de Lei é do Partido Socialista e foi aprovado pelo Conselho de Ministros do Parlamento português. O texto segue para sanção do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Após sanção, começa a valer depois de publicado no Diário Oficial luso. Assim que a modalidade de visto já estiver em vigor, os brasileiros poderão solicitá-la no consulado português no Brasil.

Nômades digitais
A medida também prevê a criação de um visto para imigrantes que sejam nômades digitais e trabalhem de forma remota em Portugal para outros países, sendo válido para profissionais freelancers e funcionários de empresas estrangeiras.

Dentro do pacote de novas regras, os estrangeiros da CPLP terão acesso facilitado aos números de identificação fiscal, que funciona como um CPF; e de Segurança Social e registro, no Sistema Nacional de Saúde.

Segundo o jornal “Diário de Notícias”, os novos procedimentos buscam atrair imigrantes de forma regulada e integrada para o desenvolvimento do país. Portugal enfrenta uma escassez de mão de obra, sobretudo, nos setores de serviços e turismo.

Por
Equipe InfoMoney

Advogado Adriano Pinheiro em Portugal

Adriano Martins Pinheiro

Advogado Fundador do Escritório Pinheiro Advocacia e Consultoria

advogado inscrito em Portugal e no Brasil, parecerista e consultor. Além da advocacia, atua como escritor e professor de cursos livres na área jurídica. Professor de mais de 2 mil alunos no maior provedor de cursos online abertos massivos (MOOC) do mundo. Também ministrou aulas e palestras como professor convidado no Instituto Legislativo Paulista (ILP) e universidades na Cidade de São Paulo. É palestrante há mais de 10 anos, com centenas de participações em renomadas instituições, como Sebrae, Instituto Legislativo Paulista (ILP), Assembleia Legislativa de São Paulo etc. Em Portugal é formador, certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal (IEFP).

Posts relacionados

Dois pontos importantes para imóbiliárias e consultores imobiliários em relação à venda de um imóvel

Dois pontos importantes para imóbiliárias e consultores imobiliários em…

Há dois pontos importantes para imobiliárias e consultores imobiliários em relação à venda de um imóvel; quais sejam: segurança do negócio…
Como obter a nacionalidade portuguesa? Processo de Cidadania

Como obter a nacionalidade portuguesa? Processo de Cidadania

Está em alta o assunto sobre nacionalidade portuguesa, pois, recentemente, Portugal alargou as possibilidades para conceder a cidadania. Por isso, vamos…
O que você acha de Portugal? Entrevista com Adriano Martins Pinheiro

O que você acha de Portugal? Entrevista com Adriano…

Como é viver em Portugal? Embora seja difícil responder em poucas palavras, vou procurar ser objetivo nas respostas. Portugal é um…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.