Precisa fazer um testamento? PARTE 2: TESTAMENTOS ESPECIAIS

Precisa fazer um testamento? PARTE 2: TESTAMENTOS ESPECIAIS

Como vimos no 1º artigo sobre TESTAMENTO:

TESTAMENTO é a manifestação de última vontade de uma pessoa.

Você sabia que existem TESTAMENTOS ESPECIAIS?

De acordo com o Código Civil artigo 1.886 a 1.996, o TESTAMENTO ESPECIAL se trata dos TESTAMENTOS MARÍTIMO, AERONÁUTICO E MILITAR.

O que é TESTAMENTO ESPECIAL?

TESTAMENTO ESPECIAL é aquele que decorre de uma emergência, de uma situação que deve ser tratada no momento, impossibilitando o TESTADOR de fazer um TESTAMENTO ORDINÁRIO. 

EXISTEM 3 ESPÉCIES DE TESTAMENTO ESPECIAL:  TESTAMENTO MARÍTIMO, TESTAMENTO AERONÁUTICO e TESTAMENTO MILITAR.

TESTAMENTO MARÍTIMO: é feito por MILITARES e pessoas que estejam a serviço das FORÇAS ARMADAS dentro ou fora do país.

O TESTAMENTO MARÍTIMO pode ser celebrado por passageiros ou tripulantes em viagem (que tenham receio de não chegar vivo ou de chegar e não conseguir expressar a sua vontade), a bordo de navio nacional, de guerra ou mercante, não necessariamente em alto mar, como DECLARAÇÃO DE ÚLTIMA VONTADE.

O DOCUMENTO deve ser feito pelo COMANDANTE que atuará como TABELIÃO, na presença de duas testemunhas (pode ser qualquer passageiro). 

No primeiro porto em território brasileiro, o comandante deverá entregar o documento às autoridades.

TESTAMENTO AERONÁUTICO:  é feito quando o TESTADOR está em viagem, a bordo de aeronave militar ou comercial e só ocorrerá, em caso de longas viagens e por motivos individuais, como por exemplo em casos de doença, indisposição súbita ou iminência de morte.

O TESTAMENTO AERONÁUTICO se aplica aos casos em que o TESTADOR possui o receio de não chegar vivo ao fim do voo. 

Como neste caso, o comandante da aeronave não pode deixar seu posto de piloto, o TESTADOR pode designar qualquer pessoa presente no voo para lavrar seu documento. 

A validade do TESTAMENTO AERONÁUTICO se dará ao constar no registro de bordo da aeronave e ao ser entregue às autoridades assim que o avião pousar em solo brasileiro.

TESTAMENTO MILITAR: este tipo de testamento é direcionado aos MILITARES do Exército, Marinha, Aeronáutica e forças auxiliares ou qualquer outra pessoa a serviço das FORÇAS ARMADAS dentro ou fora do país e, em virtude da situação em que se encontram, ficam impossibilitados de fazer um TESTAMENTO pela via ORDINÁRIA.

O TESTAMENTO MILITAR também exige a presença e assinatura de duas testemunhas e do testador. No entanto, diferentemente dos demais TESTAMENTOS ESPECIAIS, em casos de extremo perigo, o testamento não precisará ser escrito, podendo ser passado oralmente às testemunhas.

Existe também a possibilidade do TESTAMENTO MILITAR ser realizado de forma verbal, a qual chamamos de TESTAMENTO NUNCUPATIVO.

O que é TESTAMENTO NUNCUPATIVO?

O TESTAMENTO NUNCUPATIVO ocorre quando o TESTAMENTO não pode ser escrito pelo próprio TESTADOR, devendo suas testemunhas reproduzirem e assinarem o documento oportunamente.    

O TESTAMENTO NUNCUPATIVO só pode ser feito por militar ou pessoa assemelhada que esteja empenhada em combate ou ferida no campo de batalha, confiando a sua última vontade a duas testemunhas.

O TESTAMENTO ESPECIAL pode perder a sua validade?

SIM. Caso o TESTADOR não venha a ÓBITO em viagem ou em até 90 dias da data do seu desembarque, o TESTAMENTO perde sua eficácia.

Consulte um ADVOGADO ESPECIALISTA EM TESTAMENTO ou ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO DAS SUCESSÕES de sua confiança, pois este, é o melhor caminho para esclarecer suas dúvidas quanto aos TESTAMENTOS ESPECIAIS.

Você também pode se interessar por:

Tudo sobre INVENTÁRIO

Precisa fazer um TESTAMENTO? PARTE 1: TESTAMENTO ORDINÁRIO

 

Para obter mais informações sobre TESTAMENTO, TESTAMENTO ESPECIAL, TESTAMENTO MARÍTIMO, TESTAMENTO AERONÁUTICO, TESTAMENTO MILITAR, TESTAMENTO NUNCUPATIVO, DIREITO DE FAMÍLIA e DIREITO DAS SUCESSÕES, entre em contato com o escritório de advocacia Creuza Almeida.

Creuza de Almeida Costa é fundadora do Creuza Almeida Escritório de Advocacia.
Formada em Direito em 2008 pela FIR – FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE, pós graduada em Processo Penal, Direito Penal e Ciências Criminais.
Palestrante e Professora.
Vice-Presidente da ABRACRIM/PE – Associação Brasileira de Advogados Criminalistas.
Diretora Nacional de Relações Institucionais da ABCCRIM – Academia Brasileira de Ciências Criminais.
Presidente da comissão de processo penal constitucional da ABCCRIM
Coautora do livro Mulheres da Advocacia Criminal.
Premiada Mulher Evidência 2019.
Prêmio Destaque Nordeste.

Posts relacionados

Contrato de namoro em tempos de pandemia

Contrato de namoro em tempos de pandemia

O contrato de namoro em tempos de “vamos ver se funciona”, aumentou durante a pandemia, uma vez que, muitos casais passaram…
Importunação sexual

Importunação sexual

O assédio é um dos maiores obstáculos a integridade física e psicológica da mulher, que ainda lida com uma série de…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.