- ArtigosBlogMelissa NoronhaNoronha e Nogueira Advogados
- setembro 12, 2019
- Sem comentários
- 75
MINDFULNESS: Os benefícios de viver com atenção plena
Olá! Hoje, começo este artigo fazendo algumas perguntas!
Com frequência você perde as chaves do seu carro?
Ao sair de casa, você precisa voltar porque se deu conta que esqueceu a carteira ou algum outro objeto importante?
Tem a sensação que está faltando tempo para executar tudo o que programou para fazer naquele dia?
Falta tempo para estar com a família e com os amigos?
Você ficaria surpreso(a) seu eu lhe dissesse que esta é a sensação atual da maioria das pessoas?
Percebe que atualmente não somos nós quem vamos atrás das informações? Ao contrário, as informações é que vem até nós?
De todas as partes, a todo momento, 24 horas por dia! O consumismo exacerbado de informações nos mantém ocupados a todo instante, o que nos faz ter a sensação de que a vida está passando cada vez mais rápido.
Rotinas estressantes, uma infinidade de responsabilidades pessoais e profissionais, o excesso de atividades, a pressão do dia a dia…
As pessoas ou estão arrependidas pensando no passado, ou estão ansiosas, preocupadas com o futuro e com isso deixam de aproveitar o momento presente.
Ufa!!!!!! Será que esqueci de alguma coisa?
Enfim, nos damos conta de que esta rotina desviou nossa atenção e que a falta de atenção e concentração se tornaram tão prejudiciais que comprometeram até os relacionamentos e o nosso trabalho.
Mas como resolver esse problema ou ao menos amenizá-lo?!
Pratique o MINDFULNESS!
O que é MINDFULNESS?
Por ser uma palavra de difícil tradução, significa algo como “atenção plena” ou “consciência plena”.
Tamanha a correria do dia a dia, que as pessoas acabam por executar suas atividades de forma automática, sem prestar a devida atenção naquilo que está sendo feito.
Quais são os benefícios do MINDFULNESS?
Para aplicar o MINDFULNESS, são utilizadas ferramentas, técnicas mentais e recursos capazes de fazer um indivíduo prestar atenção no AQUI E AGORA e se permitir viver e sentir emoções e sensações que as atividades cotidianas podem oferecer a ele, ou seja, através da concentração, é possível prestar atenção em coisas que passam despercebidas durante o dia.
MINDFULNESS é o estado mental através do qual se consegue ter total controle sobre a concentração naquilo que está fazendo no momento presente. É estar 100% presente, prestando atenção na tarefa que está sendo realizada.
O MINDFULNESS não é algo complicado ou difícil de ser praticado. Na verdade, é algo inerente ao ser humano, mas que está se perdendo.
Toda pessoa necessita de concentração e ter atenção, ficar em silêncio e ter mais energia.
Por isso, praticar MINDFULNESS é simples. Basta se propor a estar presente, focado e concentrado no aqui e no agora, naquilo que estiver fazendo sem pensar no passado ou no futuro.
organizar e racionalizar seus pensamentos com mais objetividade e foco
=
melhora cognitiva e mais aproveitamento
Você sabia que o COACHING e o MINDFULNESS são ferramentas que se complementam e podem mudar a sua vida?
A partir do momento que você consegue visualizar seu estado atual com mais atenção, fica mais fácil identificar os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.
Fatores geradores de stress e ansiedade interferem na tomada de decisões e consequentemente no alcance das metas que você determinou tirando você do foco.
Desta forma, os benefícios do MINDFULNESS nos processos de COACHING acabam proporcionando fortalecimento pessoal, ensinando o coachee em seus relacionamentos amorosos e familiares, bem como, profissional, tornando-o menos reativo e mais proativo, favorecendo o trabalho em equipe e administração de conflitos e desafios.
Não permita que sua vida passe sem você perceber.
Comece a incorporar pequenos hábitos de concentração no seu dia a dia.
Comprometa-se a prestar atenção plena ao realizar as tarefas mais simples do seu cotidiano. Por exemplo, ao fazer uma refeição, preste atenção no que estiver comendo, mastigue com consciência, sinta o sabor e a textura dos alimentos, não tenha pressa para o futuro e não se prenda ao passado.