- ArtigosBlogMelissa NoronhaNoronha e Nogueira Advogados
- fevereiro 7, 2020
- Sem comentários
- 64
Coaching e sua importância para o RH das empresas.
Atualmente estamos vivendo uma época de constantes mudanças e avanços tecnológicos, o que provoca mudanças de hábitos e a busca por excelência.
A todo instante somos cobrados de uma forma ou de outra a sermos melhores, mais atualizados etc.
Um ambiente em constante mudança e a busca por excelência, faz com
que aumente o interesse pelo Coaching.
As empresas vêm percebendo o quanto é importante reter talentos e gerir seu capital humano, bem como, os colaboradores cada vez mais sentem a necessidade de aprender coisas novas, adotar novos métodos de trabalho e se diferenciar.
O Coaching, proporciona as condições necessárias para o desenvolvimento das pessoas e das empresas. Daí, a importância de um coach dentro da organização.
O coach é capaz de motivar os colaboradores, ouvir e ensinar a resolver
problemas, compartilhar responsabilidades, além de ajudar o colaborador a raciocinar, analisar as situações e as consequências na busca da melhor saída para os problemas que vier a enfrentar.
O que faz o coach?
As pessoas são diferentes, comportam-se de acordo com suas crenças e normalmente têm um potencial maior do que demonstram ter e, por este motivo, necessitam de diferentes e novos estímulos ao longo de sua carreira.
Levando isso em consideração, o coach é o profissional que:
- ajuda cada pessoa a liberar seu potencial;
- incentiva as pessoas a se auto desenvolverem;
- consegue ouvir e ensinar;
- percebe as reais necessidades dos colaboradores;
- sabe orientar as pessoas ao analisar as situações que podem interferir na condução dos projetos e redirecionar os planos de ação quando for preciso;
- auxilia as pessoas a obterem novos conhecimentos e desenvolver novas habilidades;
- traz empowerment, pois dá poder para que a pessoa consiga alcançar as mudanças necessárias no seu ambiente de trabalho ou em seu comportamento.
Por se tratar de uma metodologia, como início, meio e fim, com duração aproximada de 3 a 4 meses, o Coaching através da aplicação de ferramentas adequadas, gera resultados extraordinários para os colaboradores e para as empresas.
Atualmente o principal capital dentro das empresas é o capital humano, o trabalho em equipe. Por isso, a cada dia, mais empresas estão buscando maneiras de ajudar no desenvolvimento dos seus colaboradores, sejam através de treinamentos, consultas e, inclusive, por meio do Coaching, Mentoring ou Counseling.
A competitividade faz com que as empresas percebam a necessidade de desenvolver seus colaboradores para que sejam capazes de resolver problemas e lidar com situações difíceis.
Através do Coaching o colaborador consegue desenvolver suas habilidades e talentos, que talvez sequer saiba que os tem, de forma que a
empresa consiga identificar novos líderes.
Quais os benefícios do Coaching?
Por meio do processo de Coaching os colaboradores alcançam um desenvolvimento pessoal e profissional, aumentam sua auto estima, adquirem maior confiança e controle emocional, desenvolvem suas habilidades e talentos, ficam mais motivados e podem se transformar em novos líderes.
O Coaching traz maior clareza do estado atual do colaborador, quais seus talentos
e o que deseja para sua vida profissional ou pessoal.
É um processo de extrema importância para as empresas, porque além de poder ser aplicado em qualquer profissional, é um meio de formar equipes de alta performance e trazer resultados excelentes à organização.
“Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.” – Molière
Melissa Noronha M. de Souza Calabró é sócia do escritório Noronha & Andreis Advogados.
Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho e em Coaching Jurídico, com formação em Professional & Self Coaching pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.
Entre em contato conosco.
11 2975-2326 / 11 2977-7728
11 2287-7110 / 11 96649-0818 WhatsApp
Quer receber nossos artigos por e-mail? Assine nossa Newsletter!