Gestão Trabalhista

Gestão Trabalhista

Sua empresa tem uma gestão trabalhista? Não?! Quer saber mais? Então leia esse artigo!

Gestão trabalhista existe quando a empresa faz uso de recursos destinados a potencializar o capital humano e econômico relacionados à área trabalhista. Toda empresa que visa se desenvolver e explorar seu potencial e de seus colaboradores deve ter gestão trabalhista.

É por meio de uma boa gestão (trabalhista) que a empresa consegue analisar com qualidade diversos fatores relacionados à rotina trabalhista, a exemplo, conhecimento e cumprimento das leis trabalhistas, incentivo e desenvolvimento das habilidades de seus colaboradores, análise de riscos e de eventuais ilegalidades.

A empresa que faz gestão trabalhista conhece os riscos trabalhistas que pode enfrentar, toma decisões mais acertadas nas rotinas trabalhistas e possui melhor organização capaz de alavancar seu desenvolvimento.

Ainda, é através da gestão trabalhista que a empresa consegue viabilizar possíveis lucros e reduzir consideravelmente seu passivo trabalhista.

A gestão trabalhista abarca alguns procedimentos como de análise de desempenho dos colaboradores; adoção de políticas contra o assédio moral e sexual; implantação de plano de cargos e salários; investimento no desenvolvimento profissional, capacitação e treinamento de seus empregados; estabelecimento de procedimentos nos processos de seleção e recrutamento, admissão e demissão de pessoal; análise da folhas de pagamento, controle da jornada de trabalho  e gestão dos benefícios concedidos aos empregados.

Esses são alguns exemplos de procedimentos de gestão que podem ser adotados na rotina trabalhista empresarial e que podem prevenir e minimizar os riscos de passivos trabalhistas.

Algumas vezes, os custos decorrentes de ações trabalhistas podem ser maiores que o pagamento correto das verbas trabalhistas devidas e cumprimento de demais encargos.

Em contrapartida, sendo inevitáveis ações trabalhistas, é através de uma gestão trabalhista, que a empresa tem condições de manter sob controle seu passivo trabalhista, analisar as melhores estratégias a serem tomadas em cada ação judicial e minimizar eventuais prejuízos.

Importante ter consciência de que prevenir e amenizar débitos trabalhistas é a melhor maneira de realizar a gestão do passivo trabalhista e aumentar os lucros da empresa.

A empresa que adota a gestão trabalhista evita prejuízos decorrentes de eventuais ações trabalhistas movidas por empregados que viram seus direitos trabalhistas, que sofrem dano ou assédio moral, por exemplo, em razão da contratação de gestores que não tem o conhecimento necessário das leis trabalhistas e habilidades de gestão das rotinas laborais.

Portanto, não há dúvidas que uma boa gestão trabalhista pode evitar ou ao menos minimizar o passivo trabalhista e possibilitar recursos para investir nas atividades da empresa, a fim de gerar maiores lucros e rentabilidade.

Ainda que haja empresas que não é possível evitar um passivo trabalhista e estão conscientes e dispostas de assumir eventuais riscos, imprescindível ter uma gestão trabalhista que irá atuar de forma preventiva e permitir que a empresa se desenvolva e obtenha lucros de maneira mais eficaz e rentável!

O escritório Noronha e Nogueira Advogados é especialista em trabalhista empresarial, prestando assessoria empresarial trabalhista com conhecimento jurídico especializado e foco em resultados.

Através de uma banca formada por advogados trabalhistas da área empresarial, o escritório Noronha & Nogueira Advogados, auxilia empresas e empresários a tomar as melhores decisões, através de estratégias seguras pautadas na Lei.

Entre em contato conosco.

Melissa Noronha M. de Souza Calabró é sócia no escritório Noronha & Nogueira Advogados.

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Coaching Jurídico, com formação em Professional & Self Coaching pelo IBC.
É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.

 

Posts relacionados

É permitido faltar ao trabalho nos dias de jogo da Seleção Brasileira?

É permitido faltar ao trabalho nos dias de jogo…

Faltam 40 dias para a Copa do Mundo. E muitos jogos serão em horário comercial. A Copa do Mundo 2022 será…
Uso de whatsapp pessoal para o trabalho: até onde a empresa pode interferir?

Uso de whatsapp pessoal para o trabalho: até onde…

Cada dia mais comum o uso do WhatsApp nos negócios. Inclusive, mais de uma vez, já ouvi comentários no sentido de…
Lei 14.442/2022 e o regime de teletrabalho

Lei 14.442/2022 e o regime de teletrabalho

O teletrabalho foi regulamentado pela reforma trabalhista (lei 13.417/2017) que incluiu na CLT um capítulo próprio para as situações denominadas “teletrabalho”.…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.