Profissionais proativos têm maiores chances de conseguir um emprego e se destacar no mercado de trabalho

Profissionais proativos têm maiores chances de conseguir um emprego e se destacar no mercado de trabalho

Os candidatos mais proativos, ou seja, que demonstram interesse em aprender coisas novas, desempenhar funções diferentes, com iniciativa e com um mindset de crescimento são aqueles que se destacam em uma entrevista de emprego.

Mas não basta apenas demonstrar é preciso ser. Ser “fora da curva”, “acima da média”.

Para se destacar, o profissional precisa ter interesse e entusiasmo pelo que faz, fazer a diferença através de uma pró-atividade verdadeira, autêntica.

Algumas pessoas não percebem que mercado carece de profissionais com atitude e permanecem em inércia, não procuram se desenvolver emocional e pessoalmente, nem tampouco buscam se atualizar na sua área de atuação e aprimorar suas habilidades e talentos. Geralmente, esses profissionais tendem a serem preteridos ou substituídos por aqueles que se destacam.

Dentre as habilidades comportamentais, uma de destaque é a empatia, ou seja, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreender o que está ao seu redor no que se refere a pessoas e adaptar seu próprio comportamento de acordo com aquilo que é exigido naquele determinado momento. Empatia nem sempre é uma habilidade nata para muitas pessoas, mas é possível desenvolvê-la para interagirmos melhor.

Daí que entra o Coaching, metodologia que traz valioso autoconhecimento, gera melhores resultados em um período de tempo menor. Para se tornar uma pessoa e profissional melhor, antes de tudo, é preciso conhecer a si mesmo para alavancar sua performance, tanto nos processos seletivos como na empresa em que já estiver trabalhando.

Vale a pena sair da zona de conforto, da mediocridade e se tornar acima da média, fazer diferença. Para isso, basta estar disposto a ser um profissional com pró-atividade, o que irá lhe garantir melhores possibilidades de emprego e, em determinados casos, promoção no ambiente de trabalho.

Permanecer na zona de conforto faz com que, muitas vezes, o profissional não invista no seu próprio conhecimento e deixe de lado as chances de desempenhar melhor o que faz. O trabalho do coach é justamente preparar profissionais para uma melhor performance pessoal e profissional, permitindo que tomem consciência de seus talentos e tenha clareza de suas expertises para assim se destacar no mercado de trabalho.

Sua empresa precisa de assessoria jurídica trabalhista ou processo de coaching para sua equipe?

O escritório Noronha e Nogueira Advogados é especialista em trabalhista empresarial, prestando assessoria empresarial trabalhista com conhecimento jurídico especializado e foco em resultados, além de assessoria em desenvolvimento humano através do coaching.

Através de uma banca formada por advogados trabalhistas da área empresarial, o escritório Noronha & Nogueira Advogados, auxilia empresas e empresários a tomar as melhores decisões, através de estratégias seguras pautadas na Lei.

Clique aqui e fale conosco agora mesmo.

Melissa Noronha Marques de Souza é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya

Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

É membro efetivo da Comissão Especial de Advocacia Trabalhista OAB/SP.

Posts relacionados

É permitido faltar ao trabalho nos dias de jogo da Seleção Brasileira?

É permitido faltar ao trabalho nos dias de jogo…

Faltam 40 dias para a Copa do Mundo. E muitos jogos serão em horário comercial. A Copa do Mundo 2022 será…
Uso de whatsapp pessoal para o trabalho: até onde a empresa pode interferir?

Uso de whatsapp pessoal para o trabalho: até onde…

Cada dia mais comum o uso do WhatsApp nos negócios. Inclusive, mais de uma vez, já ouvi comentários no sentido de…
Lei 14.442/2022 e o regime de teletrabalho

Lei 14.442/2022 e o regime de teletrabalho

O teletrabalho foi regulamentado pela reforma trabalhista (lei 13.417/2017) que incluiu na CLT um capítulo próprio para as situações denominadas “teletrabalho”.…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.