A Meta Smarter – Ferramenta de Business Coaching

A Meta Smarter – Ferramenta de Business Coaching

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

(Alice no País das Maravilhas — Lewis Carroll)

Assim disse o Coelho para Alice, no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

Daí a importância de ter clareza do que quer e aonde quer chegar e o que é preciso fazer para atingir suas metas.

A maioria das pessoas estão vivendo no piloto automático, absorvidas pelas inúmeras tarefas do dia a dia, não encontram tempo para refletir sobre o que é verdadeiramente importante para sua vida, como desejam estar daqui 1, 5 ou 10 anos?!

E a vida é um sopro, passa mesmo muito rápido!

Portanto, saber definir metas é o principal fator de motivação profissional e de estímulo à conquista dos objetivos no trabalho.

As metas são imprescindíveis para que os profissionais saibam para onde eles estão indo, porque estão realizando tais ações e para que se sintam motivados.

Para tanto, submeter-se a um processo de Business ou Executive Coaching e aprender a definir meta SMARTER é uma ótima estratégia para evoluir pessoal e profissionalmente.

Na tradução do inglês, SMARTER quer dizer “mais esperto” e deriva do termo SMART, que por sua vez significa “inteligente”. São dois acrônimos muito utilizados no universo organizacional, sendo ferramentas simples e práticas que nos ajudam a organizar e definir os objetivos de forma mais clara e assertiva.

Por isso o método SMARTER é uma poderosa ferramenta muito comum nos processos de Coaching que ajuda a ter clareza e estruturar os objetivos do coachee (cliente), definir suas estratégias e planos de ação, além de medir seus progressos, gerenciar melhor seu tempo e conduzir seu processo em busca de resultados positivos.

7 Etapas da META SMARTER

S: Specific – Específico

O “S” de específico quer dizer que as metas precisam ser claras, específicas, ou seja, precisamos saber exatamente o que desejamos conquistar com o processo de Coaching e definir com clareza a meta final. Exemplos de meta específica: aumentar o faturamento da empresa em xxxx reais em xxx meses.

M: Measurable – Mensurável

Segundo Kaplan e Norton, “o que não é medido não é gerenciado”. Portanto, as metas precisam ser mensuradas e, para isso é importante ter parâmetros ou indicadores que ajudem a medir os progressos ou pontos de melhoria. No caso de uma empresa, por exemplo, uma forma de medir se está ou não melhorando seus resultados é observar seu indicador mensal de vendas.

A: Attainable – Alcançável

As metas precisam ser alcançáveis e possíveis, ou seja, ao mesmo tempo que se deve ser ambicioso e ousado, é preciso ser realista quanto às reais possibilidades de atingir a meta definida.

A meta precisa ser estabelecida de maneira congruente e boa o bastante para encorajar o coachee a superar seus limites e ir além, mas não tão difícil a ponto de desmotivá-lo.

R: Relevant – Relevante

As metas precisam ser relevantes, importantes para o coachee e fazer sentido para ele e para a empresa. Definir uma meta que é relevante para outro e não para si próprio, não atenderá o requisito da relevância, o que prejudica o caminho para sua realização.

Portanto, ao definir uma meta certifique-se se verdadeiramente é relevante para si e para sua empresa. Exemplo: se a empresa atingir a meta final, aumentará seu faturamento em 20% ou o coachee e a equipe ganharão X bônus pelo aumento do seu desempenho.

T: Time-Bound – Tempo-limite/Prazo

Toda meta ou objetivo precisa ter um prazo final, um período definido para ser realizada. Não é fazer quando quiser, mas sim dentro do tempo estipulado e conforme o que foi planejado.

E: Ecologic – Ecológico

Nessa etapa, ao definir uma meta, é preciso refletir sobre o impacto das mudanças que poderão acontecer podem gerar na vida pessoal do coachee e das pessoas com quem convive e na empresa. É pensar na responsabilidade por seus atos e estar ciente de como as suas ações poderão afetar a realidade dos outros. Por exemplo, talvez, para o coachee a meta seja assumir um cargo de direção na empresa e isso seria maravilhoso para sua carreira e também sob o ponto de vista financeiro. Porém, irá lhe exigir mais responsabilidade, tomará mais seu tempo e isso poderá impactar no convívio com sua família.

É importante que o coachee sempre reflita sobre isso ao definir quais são suas metas Smarter e se vai ou não assumir a responsabilidade pelos resultados de um processo de Coaching, pois este caminho exigirá alguns sacrifícios, portanto resiliência para manter-se firme e chegar à meta final com sucesso.

Cuidado com o que se pede! Pois pode virar realidade, e você estará preparado?!!

R: Reward – Recompensa

Para se motivar ainda mais é importante que o coachee defina quais serão as suas recompensas que podem ser bens materiais, ganhos financeiros, viagens ou sensações e emoções positivas como cura emocional ou aceitação social, por exemplo.

Em se tratando de Coaching, saber onde se está pisando é fundamental para definir os próximos passos. Portanto, quanto maior clareza, mais o coachee (cliente) poderá tomar a consciência do seu papel, assumir suas responsabilidades e definir as melhores estratégias para atingir os resultados esperados dentro dos prazos definidos.

Esse artigo te ajudou? De que forma contribuiu para sua evolução profissional?

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Melissa Noronha Marques de Souza é sócia no escritório Noronha e Nogueira Advogados.

Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie e em Coaching Jurídico pela Faculdade Unyleya

Com formação em Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

É membro efetivo da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP.

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